segunda-feira, 29 de outubro de 2012

SAÚDE: DIA MUNDIAL DA PSORÍASE.


O nome e a pronuncia, são mais difíceis do que o controle. A Sociedade Brasileira de Dermatologia em conjunto com a Associação dos Amigos Portadores de Psoríase do Rio de Janeiro, realizou nesta segunda-feira (29), na Cinelândia, Centro do Rio, uma campanha de conscientização sobre a doença, distribuindo. Voluntários orientavam as pessoas sobre o tratamento da enfermidade, que não é contagiosa, mas, traz desconforto aos portadores pelas manchas provocadas e a coceira.
A psoríase se desenvolve por vários fatores, entre eles, a prática do tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas e até mesmo por fator genético.
O diagnóstico é feito através de exames clínicos e muitas vezes o  dermatologista se faz valer de uma biópsia , para que através de minúsculo pedaço de pele do paciente, possa avaliar através de microscopia a evolução da doença.
Diferentemente do que as pessoas pensam a psoríase não é contagiosa e também não se contrai através de contato, mesmo que seja íntimo.
No Rio de Janeiro, nos últimos sábados de cada mês, a Associação localizada na Rua Mem de Sá número 197, promove encontros para aqueles que querem se aprofundar no assunto, mesmo que não sejam portadores. Para se inscrever ligue para 2507.3353, 9691.0666 ou entre no site www.psorierj.or.br





Nenhum comentário: