sexta-feira, 26 de outubro de 2012

NÃO DEU PARA ENTENDER: MINISTRO DIZ QUE SISTEMA DE ENERGIA BRASILEIRO É SEGURO, MAS, NÃO É CONFIÁVEL.




 
É um verdadeiro samba do crioulo doido, as declarações do ministro interino de Minas e Energia Márcio Zimmermann em relação ao sistema de energia elétrica que funciona no Brasil. Apesar de reafirmar que é um dos  mais seguros do mundo, os sucessivos apagões levou-a a crer que não podemos confiar no que temos.
Por volta da 23h14m, que corresponde 0h14 pelo horário de Brasília, um apagão atingiu nove estados da região nordeste do Brasil. Os estados do Ceará, Paraíba, Maranhão e Bahia, foram os primeiros a sofrerem com blecaute. Seguidamente, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Piauí, também foram atingidos, além de parte do Pará, Tocantins e Distrito Federal.
Já batizado como o “Apagão do PT”, o sistema foi restabelecido em 70% das cargas, quatro horas depois, segundo o Operador Nacional de Sistema Elétrico (NOS).
Pela primeira vez, Zimmermann admitiu que o sistema não está confiável pela sequência de ocorrências anormais em três semanas seguintes, causa preocupação.
Uma linha de transmissão da Cemig seria a responsável pela ocorrência, onde ocorreu um problema em uma chave seccionadora de um banco de capacitores.
O consumidor que não tem culpa nenhuma da falta de investimentos no setor energético do país e que teve algum aparelho danificado por conta do apagão, deverá registrar o problema no Serviço de atendimento ao Cliente das concessionárias, para pedir ressarcimento, informando a data e a hora do acontecimento, além dos dados do eletrodoméstico danificado, se precavendo em anotar o número do protocolo de sua reclamação.
Uma equipe da concessionária irá ao local para medir a intensidade do dano e caso o aparelho não possa ser consertado, deverá ser substituído, dentro do prazo de noventa dias.
Nota do Redator: Enquanto Portugal  utiliza amplamente a energia eólica, o Brasil ainda engatinha e cobra caro pela energia fornecida aos seus clientes. Desde setembro, já passamos por cinco apagões. O fogo da Pira Olímpica, servirá para iluminar a cidade durante os jogos.Êta atraso!

Nenhum comentário: