terça-feira, 13 de março de 2012

UM MOMENTO DE TRÉGUA: SENADO HOMENAGEIA DILMA ROUSSEFF.




É notório que a presidenta Dilma Rousseff, não conseguir o carisma do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na relação com os membros do Senado e por isso é alvo de constantes reclamações, principalmente por membros do PMDB que se acham preteridos em negociações com o governo Federal, por isso, para arrefecer os ânimos, uma breve trégua foi concedida e na manhã desta terça-feira (13), uma cerimônia em sua homenagem está sendo realizada na Casa.
O evento tem como objetivo entregar a Dilma, o prêmio Bertha Lutz, criado em 2001 e é concedido a personalidades femininas que muito fizeram para que os direitos da mulher fossem respeitados. A homenagem se estende também ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 08 de março.
Depois da fragorosa derrota no Senado, quando pretendia reconduzir para a Presidência da Agência Nacional de Transportes Terrestres Bernardo de Figueiredo, a presidenta exonerou  o líder do governo Romero Jucá e nomeou para seu lugar, Eduardo Braga , também do PMDB, que tem mais força política.

O PRÊMIO
Nascida em São Paulo no dia 02 de agosto de 1894, Bertha Maria Julia Lutz, destacou-se como uma das pioneiras pela luta dos direitos das mulheres. Filha do Suíço Adolfo Lutz  e de mãe inglesas, formou-se em zoologia e em ciências naturais em Sorbone.
Fundou em 1922 a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, depois de ter sido representante do Brasil na assembléia geral da Liga das Mulheres Eleitoras. Na política ingressou como suplente de deputada em 1934 e em 1936 foi eleita deputada, perdendo o mandato em 1937 com golpe do estado novo.
Faleceu no Rio de Janeiro no dia 16 de setembro de 1976, um mês depois de completar 82 anos.
O Prêmio em sua homenagem que está na sua 11ª edição, foi criado em 2001.

Nenhum comentário: