quinta-feira, 22 de março de 2012

EDUCAÇÃO: UNIFORME DEDO DURO MONITORA ALUNO.


 
Prefeito de Vitória da Conquista

Secretário de Educação

 
Ledo engano, de quem pensar que o invento é americano ou japonês. Coriolano Moraes, secretário de Educação da cidade de Vitória da Conquista, depois de estudos realizados, implantou nas escolas da rede municipal o uso de um uniforme inteligente para os alunos, que avisa aos pais se seus filhos estão ou não freqüentando as aulas diariamente.
Desde segunda-feira (19), 20 mil alunos receberam o novo uniforme equipado com um microship a prova d’água, baseado em rádio frequencia que alerta aos pais, através de SMS, quando o aluno ultrapassa um sensor instalado no portal de entrada de que ele chegou a escola.
Se o espertinho tentar cabular a aula em vinte minutos não chegar a instituição, a mamãe ou o papai, receberá o seguinte aviso: “Seu filho ainda não chegou à escola”.
Moraes disse que a implantação do sistema foi motivada pelo corre-corre diário dos pais, que muitas vezes deixam os filhos na porta das escolas, mas, não teem a certeza que eles entraram no estabelecimento de ensino e ficavam surpresos nas reuniões, com o número de faltas.
Se mesmo com o “ship alcaguete” o aluno acumular três faltas, os pais serão chamados as escolas e se não comparecerem poderão ser denunciados ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público.
Para que os espertinhos não tentem arrancar o mecanismo, ele é colocado em diversas partes da blusa, que pode ser passada, dobrada, molhada, sem danificar o aparelho.
O custo para implantação foi de R$ 1,2 milhão e Ao sistema estará funcionando em sua plenitude até o ano de 2013.

A CIDADE:

Guilherme Menezes (PT) é o prefeito de Vitória da Conquista de 310.129 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), auferidos em outubro de 2011e possui  um dos PIBs que mais crescem no interior da Bahia.
Em 19 de maio de 1840 a Lei Providencial nº 124, transformou o Arraial da Conquista em Vila, passando a se chamar Vila da Vitória, mas somente em dezembro de 1943, com a Lei Estadual nº 141 , o nome dado em 1º de julho de 1891 foi transformado em Vitória da Conquista.
No que concerne a cultura, o município de 3,743 quilômetros quadrados dispõe de 210 escola públicas localizadas nas zonas urbanas e rurais, cada uma com 65 e 145, respectivamente, sendo que na urbana as principais são as seguintes:
Universidade estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (Campus de Vitória da Conquista)
Universidade Federal da Bahia(UFBA - Campus Vitória da Conquista)
Centro Integrado de Educação Navarro de Brito
Colégio Polivalente de Vitória da Conquista
 Colégio Estadual Rafael Spínola Neto
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
 Colégio da Polícia Militar - Eraldo Tinoco
IFBA(antigo CEFET) - Campus Vitória da Conquista.

Nota do Redator: Com tanta farra com o dinheiro público, deve-se aplaudir esta iniciativa que com certeza evitará e evasão escolar, além de aguçar a responsabilidade dos pais. Exemplos como este devem ser seguidos e rogamos que não venhamos nos decepcionar com o responsável pela compra do equipamento. Hoje a nota é dez, desde o comprador não seja ávido aos dez por cento.


Nenhum comentário: