segunda-feira, 19 de março de 2012

PERSONA NON GRATA: ARTISTAS E INTELECTUAIS QUEREM A CABEÇA DE MINISTRA.




Ana de Hollanda, ministra da Cultura: projeto parecido com o da gestão anterior Foto: Leonardo Aversa / Agência O Globo 
As coisas não estão para risadas. Parece estar com os dias contados no Ministério da Cultura, a Ministra Ana Holanda. Segundo publicação do Estadão, no final da semana passada, começaram a circular liderados por artistas e intelectuais, pedidos a presidenta Dilma Rousseff, para que a pasta mudasse de comendo.
Segundo líderes do movimento cultura digital, a ministra não tem capacidade para ocupar o cargo. Um documento assinado inclusive  pela atriz Fernanda Montenegro, será entregue À Casa Civil, apresentando novo nome para ocupação da pastas e o nome mais cotado é o de Danilo Miranda, diretor do Sesc São Paulo.Na festa de vinte e cinco anos do Itaú Cultural, o ator Dan Stulbach disse que se o ministro da cultura fosse eleito pelo voto, Danilo Miranda levaria o seu.
Outro nome muito cotado para o lugar de Hollanda é da atriz e diretora do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Carla Camurati e o da historiadora Rosa Maria Araújo, diretora do Museu da Imagem e do Som. Rosa Maria é irmã do escritor de novela Gilberto Braga.
O fato que chama a atenção de especialistas, é que Ana Hollanda é uma unanimidade de rejeição. Semana passada correram rumores de que o  Ministério ficou do lado do Ecade – Escritório de Arrecadação e Distribuição de Direitos , num processo que flava de gestão fraudulenta na instituição, levando a ministra a dar explicações no Senado.
Outro fato que pesa contra a titular da pasta, foi a caça às bruxas promovida por ele, que resultou na demissão de dois chefes de comunicação de sua assessoria e suas declarações de que os culpados com sua má relação com a imprensa são os seus subordinados.

Nota do Redator: Apesar da fogueira acesa e as batatas prontas para irem para o fogo, os jornalistas Ricardo Noblat e José Bastos Moreno, do jornal O Globo, escreveram em suas colunas no último sábado que Ana Hollanda, conta com o prestígio da presidenta. Vamos ver até quando.


Nenhum comentário: