sexta-feira, 23 de março de 2012

SAÚDE: EVENTO DE PREVENÇÃO A TUBERCULOSE NO RIO DE JANEIRO.

Hoje é o Dia Mundial de Combate a Tuberculose e apesar da evolução da medicina, a doença continua dizimando vidas pelo mundo afora. Uma grande metrópole como o Rio de Janeiro, por exemplo, registra anualmente 13000 casos com que resultam em mortalidade de 1000 pessoas.

Os grupos mais atingidos são os portadores do vírus HIV, população carcerária, dependentes químicos e moradores de logradouros que não dispõem de saneamento básico.
Para orientar a população carioca, a Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o governo Estadual e a Cruz Vermelha, montaram na Cinelândia, Centro da cidade diversos estandes com voluntários para orientar sobre o assunto.
Para surpresa de muitos presentes ao evento, um panfleto distribuído mostrava como se pega e não pega a doença. Vejam:
Assim pega:
Pelas vias respiratórias.
Quando um infectado tosse, espirra ou fala  perto de você.
Assim não pega:
Pelo copo, toalha e talheres e vaso sanitário.
Sexo, aperto de mão, beijo e abraço.
Portanto, aquele culto de separar tudo aquilo que a pessoa tuberculosa toca, caiu por terra.
Para animar o acontecimento, grupos teatrais se apresentaram e  alunos do Projeto Partitura tocaram flautas e violões e foram muito aplaudidos.
Nota do Redator: No passado a tuberculose era chamada de “peste cinzenta” , “tísica pulmonar” ou “doença de peito” e é causada pelo vírus Mycobacterium tuberculosis, que existe segundo os cientista há mais de 40.000 anos. O grande cantor e compositor brasileiro Noel Rosa, nascido em 1910 morreu antes aos   vinte e sete anos (1937), vítima da enfermidade.  Aliás, Noel dizia “Quem acha vive se perdendo”. Portanto se você está há mais de três semanas com tosse e “acha” que está com o sintoma da doença, não perca tempo e procure um médico.











Nenhum comentário: