segunda-feira, 2 de julho de 2012

ALEGRIA E PREOCUPAÇÃO: RIO DE JANEIRO É ELEITO PATRIMÔNIO MUNDIAL



É claro que a população carioca está contente com a eleição do Rio de Janeiro pela UNESCO como Patrimônio Mundial e a notícia é destaque em toda imprensa do mundo, mas, paralelo a alegria, vem a preocupação.
O governo Federal, estadual e municipal, tem agora a responsabilidade redobrada e não podem encarar a cidade apenas pelos seus cartões postais, que atraem diariamente turistas vindos dos mais diversos lugares.
O Rio de Janeiro, não se resume apenas em Copacabana, Ipanema, Jardim Botânico, Leblon e Zona Portuária. Muitos bairros da zona  ainda teem esgoto correndo a céu aberto e as promessas que resolver os problemas, nuca saem do papel. No sábado passado, a caminho do bairro de Vicente de Carvalho, convivi com a insegurança. No percurso não me deparei com nenhuma viatura policial. Lixo espalhado pela calçada, ruas esburacadas, esta foi a maior parte do cenário.
Concordo que parte da população colabora para a degradação de alguns bairros jogando objetos inservíveis pelas vias, mas, é preciso que as autoridades prestem mais a atenção no subúrbio.
Uma cidade eleita Patrimônio Mundial, não pode ter um hospital que em apenas um mês, foi responsável pela morte de nove bebês, vitimados não se sabe de que. É inconcebível de todas as amaneiras que tenhamos um hospital funcionando precariamente como acontece com o Souza Aguiar, Getúlio Vargas e Salgado Filho.

Nota do Redator: Está na hora dos governantes sentarem a mesma mesa e dividirem as responsabilidades advindas com estas honrarias, para que possamos continuar acreditando na frase do setentão Gilberto Gil, que diz “O Rio de Janeiro continua lindo”.

Nenhum comentário: