terça-feira, 3 de julho de 2012

SAÚDE: AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE QUER PUNIR PLANOS.


Antes tarde do que nunca. Ao que parece a ANS entendeu que a população não pode ficar à mercê da displicência dos planos de saúde, que deixam seus associados desamparados, mesmo com as mensalidades em dia e não cumprem os prazos para marcação de consultas.
A agência registrou neste sentido, através de levantamento, 4.682 reclamações entre os meses de março e junho, isto é, mais de 1.170 reclamações ao mês, o que é um absurdo.
Cento e sessenta e duas das 1.016 operadoras tiveram pelo menos uma reclamação.
A promessa é que o nome das operados a serem suspensas serão divulgados tão logo sejam comunicadas, segundo Maurício Ceschin, diretor-presidente da ANS.
Alguns prazos foram divulgados pela agência. Consultas para pediatria, ginecologia e outros (não revelados) devem ser marcadas em sete dias. Exames laboratoriais em 3 dias e internações eletivas, que são aquelas que não ocorrem em situações de emergência ou urgência em até 21 dias.
Nota do Redator: Aquele que se dirigir a uma unidade de saúde e não for ou tiver seu acompanhante atendido sob qualquer pretexto, chame a polícia. Omissão de socorro é crime previsto Código Penal, que apesar de arcaico está em vigor. Leiam:

OMISSÃO DE SOCORRO - MÉDICO QUE RECUSA ASSISTÊNCIA A MENOR VÍTIMA DE PEQUENO ACIDENTE, A PRETEXTO DE SER A MÃE DAQUELA, QUE A ACOMPANHAVA, DEVEDORA DE HONORÁRIOS - MOTIVO EGOÍSTICO - CRIME CARACTERIZADO -CONDENAÇÃO MANTIDA - PENA REDUZIDA ANTE O RECONHECIMENTO DA ATENUANTE DA CONFISSÃO ESPONTÂNEA.
Caracteriza o crime do artigo 135, do CP, a conduta do médico que recusa assistência a menor vítima de pequeno acidente, a pretexto de falta de pagamento de cirurgia realizada anteriormente na progenitora da vítima; não importa que o ferimento seja leve, desde que, embora passageiramente, reduza à vítima à situação de não poder valer-se a si mesma, ensejando-se, assim, a agravação do perigo.

Nenhum comentário: