terça-feira, 24 de julho de 2012

UNIDADES PACIFICADORAS: UTOPIA QUE CUSTA VIDAS




Soldado da PM Fabiana Aparecida dos Santos que morreu ontem após ser baleada durante ataque a UPP no Alemão

Veladamente, desde que o governo do Rio de Janeiro começou a instalação das chamadas Unidades de Polícia Pacificadora, tem aumentado a morte de policiais tanto em confronto como assassinados por represália.
O cenário mostrado pelas redes de televisão, depois da morte da soldado Fabiana, mostra o estado precário em que trabalham os policiais e a desvantagem com relação aos bandidos, principalmente em  armamento.
Todos sabem que a chamada pacificação não se consolidou, já que os marginais nunca saíram das favelas.  As construções prometidas para guarnecer os militares, não saíram do papel e hoje eles atuam em containeres como se fossem sardinha enlatadas.
Os jornais publicaram nas suas edições desta terça-feira (24), que as viagens do governador do Rio de Janeiro e do vice, custarão aos cofres R$ 2 mi, dinheiro que poderia ser empregado em diversos setores da segurança do estado. Já tive relato de policiais de que para trabalharem de forma mais apresentável e segura, são obrigados as custear calçados e até coletes a prova de bala.
Em diversos pontos da cidade, temos notícias diariamente que policiais militares estão sendo mortos. O fato gerador destes casos é exatamente o descaso do Estado, já que os parcos salários que lhes são pagos, os obriga a morar em lugares de alto risco, pela profissão que abraçaram.
Amanhã, quando do sepultamento de Fabiana, discursarão dizendo que morreu uma heroína, em cumprimento do seu dever. Depois das honras militares, a família volta para casa enlutada, esperando os jornais do dia seguinte, para ver qual será o próximo herói a ser sepultado. 

Nenhum comentário: