terça-feira, 10 de julho de 2012

LUTO: MORRE O INTRÉPIDO PASTOR.


Foi com estes adjetivos que o Papa Bento XVI definiu Dom Eugênio de Araújo Sales, arcebispo emérito do Rio de Janeiro, que morreu na noite da última segunda-feira (09), vítima de um infarto agudo, aos noventa e um anos.
Filho de Celso Dantas Sales e de Josefa de Araújo Sales (a Dona Teca) e irmão do Arcebispo Emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales, Dom Eugênio nasceu no dia 28 de novembro de 1920 na cidade de Acari, no Rio Grande do Norte.
O bisneto de Cândida Mercês da Conceição, uma das fundadoras do Apostolado da Oração da cidade de Acari, começou sua vida religiosa quando ingressou em 1931 no Seminário Menor, quando ainda estudava no  Colégio Marista.
Seus estudos em Teologia e Filosofia foram realizados no Seminário da Prainha, em Fortaleza no Ceará entre 1931 e 1943.
Sua ordenação como sacerdote ocorreu no dia 21 de novembro de 1943, pelas mãos de Dom Marcolino Esmeraldo de Souza, então bispo de Natal.
Aos trinta e uma nos, foi nomeado bispo auxiliar de Natal no dia 01 de junho de 1954 pelo Papa Pio XII e foi ordenado bispo por Dom José de Medeiros Delgado, Dom Eliseu Simões Mendes e Dom José Adelino Dantas.
Dom Eugênio recebeu diversas nomeações durante a sua vida religiosa, mas, foi em 13 de março de 1971, que o Papa Paulo VI o nomeou Arcebispo do Rio de Janeiro, onde exerceu a função até o dia 25 de julho de 2001, quando apresentou sua renúncia ao Papa João Paulo II, do qual era amigo pessoal.
Foi o fundador da Campanha da Fraternidade e teve sua vida voltada em prol dos menos privilegiados. Era amado até pelos presidiários aos quais também se dedicava.
O velório de Dom Eugênio está sendo realizado desde o meio dia, Na Catedral Metropolitana, na Avenida República do Chile, região Central do  Rio de Janeiro.
Ao meio dia 260 sinos de todas as igrejas soaram em sua homenagem. De duas em duas horas, serão rezadas missas em sufrágio de sua alma. O sepultamento será amanhã, as 15horas, na Catedral onde o corpo está sendo velado. Desde cedo, comovidos, fieis chagavam para rezar pelo pai dos menos afortunados.
O Papa Bento XVI, também seu amigo, lamentou a morte daquele que ele considera “O Intrépido Pastor”, conforme dissemos no início da matéria.
Descanse em paz, Dom Eugênio, o Arcebispo da caridade. 


 
 
 
 







Nenhum comentário: