Projetada e construída para alcançar o planeta Marte, a sonda que custou ao governo Russo R$ 165 milhões de dólares apresentou problemas após o lançamento em novembro e virou lixo espacial na órbita da terra. Segundo os cientistas ela deve cair em lugar indefinido entre os dias 15 (domingo) e 16 (segunda-feira) de janeiro.
A Phobos-Grunt , segundo o chefe da agência espacial Russa Roskosmos, Vladimir Popovkin, teve a missão sabotada por estrangeiros, quando passou fora do alcance dos radares russos.
Sobre as constantes falhas, sem entrar em detalhes, ele disse: “Não está claro por que falhas frequentes das nossas naves ocorrem quando elas estão voando no que para a Rússia é o lado oculto da Terra. Não quero culpar ninguém, mas há meios muito poderosos de interferir com naves espaciais hoje em dia, cujo uso não pode ser descartado."
Existem dúvidas se a sonda que eleva uma carga de combustível tóxico se desintegrará ao calor intenso do mergulho na atmosfera.
Nota do Redator: Vai ter gente no Brasil dizendo que viu a sonda passar, assim como disseram ter visto o E.T de varginha. A imaginação do pessoal é fértil
Nenhum comentário:
Postar um comentário