quinta-feira, 14 de julho de 2011

A FALTA MÃO DE OBRA QUALIFICADA: MULHER É IMPEDIDA DE ENTRAR NO RESTAURANTE COM CÃO GUIA.

O restaurante Espelunca Chic, em Copacabana, sofrerá às conseqüências por não ter treinado melhor um dos seus funcionários. Na noite do último sábado, Camila Araújo Alves, que é deficiente visual que estava em companhia de um grupo de amigas,  foi impedida pelo gerente do estabelecimento de entrar com o seu cão guia, a cadela Pucca, por puro desconhecimento da lei que lhe dá este direito. Não é a primeira vez que Camila passa por este constrangimento, mas, a sua maior surpresa, foi que quando pediu a ajuda de um policial, este também desconhecia e segundo ela, quase foi presa por desacato a autoridade pela sua insistência. O proprietário do restaurante pediu desculpas e disse que o fato se deu, por que o gerente não lhe telefonou pedindo instruções. A ofendida ingressará com processo de reparação de danos, segundo seu advogado.
Lei nº. 11.126, de 27 de junho de 2005,
DECRETA:
Art. 1º. A pessoa com deficiência visual usuária de cão-guia tem o direito de ingressar e permanecer com o animal em todos os locais públicos ou privados de uso coletivo.

Nota do Redator: É inadmissível que pessoas que trabalham em algumas atividades numa cidade como o Rio de Janeiro, como restaurantes e hotéis, que esta semana recebe “Os Jogos Mundiais Militares” e futuramente grandes eventos internacionais desconheçam a lei e que os estabelecimentos não afixem em local de fácil visualização este direito, já que alguns funcionários não estão preparados para atender ao público.

2 comentários:

Anônimo disse...

REGRAS DE DISTRIBUIÇÃO DOS INGRESSOS DOS 5º JOGOS MUNDIAIS MILITARES
É proibido o acesso às dependências do evento de pessoa portando armas de fogo, armas brancas, drogas ilegais, fogos de artifício, dispositivos luminosos de sinalização, explosivos, caixas térmicas, skates, bicicletas, patins, patinetes ou similares, qualquer tipo de comida ou bebida, objetos de vidro ou louça, latas, cadeiras, tamboretes, canetas, apontadores a laser e animais (exceto cão-guia).

Alunos Universo disse...

Caro José Carlos,
por acaso voce tem o contato da Camila? Faço um blog sobre o universo das pessoas com deficiencia e pelo seu espaço soube que ela foi vitima de outra aritrariedade, além do ocorrido na Biblioteca Nacional.
Abraços e bom trabalho
Renato Landim/RJ