sexta-feira, 19 de agosto de 2011

MEMÓRIA: HÁ OITO ANOS MORRIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO, UM VERDADEIRO BRASILEIRO.

 
 Em 15 de março de 1948, nascia no Rio de Janeiro, Sérgio Vieira de Mello, um homem fadado fazer parte da História do Brasil. Filho do diplomata Arnaldo Vieira de Mello e de Gilda Santos, sempre acompanhou a carreira do pai, em várias missões mundiais. Estudou no Colégio Franco Brasileiro, no Rio de Janeiro, na Universidade de Paris (Sorbone), obtendo sua licenciatura e o mestrado na cadeira de filosofia, prosseguindo seu estuda na matéria na Universidade de Paris I, conhecida como “Panthéon Sorbone). Detentode de vários títulos, tornou-se funcionário das Organizações das Nações Unidas (ONU), no ano de 1969, anos que por coincidência seu pai foi aposentado da diplomacia. Trilhou por muitos caminhos em busca da paz e em 1998 foi nomeado Secretário-geral-adjunto para Assuntos Humanitários das Nações Unidas, chegando a ser cogitado como o virtual substituto de Kofi Annan, que dizia: “Vieira de Mello é o homem certo para resolver qualquer problema”.
O primeiro homem a atingir o alto escalão da ONU, atuou como negociador nos principais conflitos mundiais- Camboja, Líbano, Bósnia, Bangladesh, entre outros durante o período 1999 a 2002. Durante o conflito do Iraque, Vieira de Mello foi vítima de um ataque terrorista de um caminhão bomba patrocinado pela Al Qaeda, ao Hotel Canal e morreu junto com outras 22 pessoas e outras 150 ficaram feridas no dia 19 de agosto de 2003. O então ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, disse que depois da explosão, recebeu um telefonema do colega dizendo que estava sobre os escombros, onde permaneceu por mais de três horas, depois de comunicar-se com a equipe de resgate e Carolina Vieira, sua companheira, através de um buraco. Paul Bremer, Chefe da Administração Civil dos Estados Unidos, disse o seguinte em relação ao atentado: "Tudo aconteceu debaixo da janela de Sérgio Vieira de Mello. Eu acho que ele era o alvo”.
Discorrer sobre Sérgio Vieira de Mello levaria dias e faltariam muitas coisas boas a serem ditas sobre este homem que deixa o legado de luta pela paz e de honradez, elementos raros em muitos que ocupam cargos de destaque no governo brasileiro. Que ele tenha encontrado a PAZ pela qual sempre lutou.  




Nenhum comentário: