quinta-feira, 11 de agosto de 2011

DEFENDA SEUS DIREITOS: CHAME UM ADVOGADO.


Marcus Tullius Cícero
Peça essencial para administrar a justiça, com a finalidade de assegurar a defesa dos interesses das partes um juízo, o advogado, profissional liberal comemora seu dia no dia 11 de agosto. Exercer a advocacia, não é simplesmente uma profissão e sim um encargo público (múmus público), embora não seja um agente do estado,mas, representa elementos da administração democrática do Poder Judiciário, desdobrando  em sete funções básicas  as atuações da advocacia, que são: Assessoria Jurídica, Consultoria Jurídica, Procuradoria Jurídica, Auditoria Jurídica, Controladoria Jurídica, Planejamento Jurídico e Ensino Público. DE etimologia latina, “ad vocatus”, que quer dizer aquele que foi chamado consiste na terceira pessoa chamada pelo litigante para defender seus interesses, diante do juízo. Santo Ivo, segundo a Igreja, é o patrono dos advogados e o primeiro advogado de quem se tem história foi Marco Túlio Cícero  (Marcus Tullius Cícero), Arpino que viveu no período 3 de janeiro 106 a.C e morreu na Formia em 7 de dezembro de 43.a.c, que também  tido como uma das mentes mais privilegiadas da Roma antiga. Além de advogado, era filósofo, orador, escritor e político romano. 

Nota do Redator 1: Para aqueles que exercem a função de defensor do direito alheio com afinco e são norteados pela ética, este blog além de desejar-lhes um excelente dia, clama para que chegue ao fim a morosidade do judiciário brasileiro, que por muitas vezes, são responsáveis pela dificuldade por que passam muitos abnegados profissionais de direito.

Nota do Redator 2: Em 22 de setembro comemora-se o Dia do Contador, bacharel em Ciências Contábeis, que além das muitas atribuições da profissão, trabalha paralelamente com advogados, elaborando cálculos judiciais ou desempenhado funções paralelas como a  administração de seus escritórios, para que eles tenham a tranqulidade de elaborar peças de  subido valor em defesa de seus clientes.

Nenhum comentário: