segunda-feira, 13 de junho de 2011

CULTURA: OS 123 ANOS DE FERNANDO PESSOA.



Nascido em 13 de junho de 1888, na cidade de Lisboa, em Portugal, Fernando Antonio Nogueira Pessoa, é considerado mundialmente um dos maiores escritores e poetas de todos os tempos. Aprendeu a falar Inglês, durante o período que morou na África do Sul, para onde foi com seis anos de idade, já que sua mãe casou-se pela segunda vez com  João Miguel Rosa, que era comandante e cônsul de Portugal na cidade de  Durban. Publicou três obras na língua inglesa, a qual se dedicou a tradução. Pessoa chegou a ser comparado a Luiz de Camões, mas tinha seu único e próprio estilo. Seu nome foi dado em homenagem a Santo Antônio, que por tradição é festejado na data de seu nascimento. A infância foi  marcada por fatos conturbados, como a morte do irmão antes de completar um ano, a do pai aos quarenta e três, de tuberculose e em face destes episódio, presenciou quando a mãe Dona Maria Magdalena  Pinheiro Nogueira Pessoa, teve que vender parte da mobília da casa, para poder abrigar a família numa pequena e modesta casa situada no número 104 da Rua São Marçal. Seu primeiro escrito teve o título À Minha Querida Mamã, em 1895 e a sua derradeira frase escrita minutos antes de sua morte em 30 de novembro de 1935, foi grafada em inglês e dizia: “  I Know no what tomorrow will bring (  Não sei o que o amanhã trará). Uma das estrofes mais marcantes escritas por Fernando Pessoa, foi publicada em fevereiro de 1925:
 “Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples.
Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus.” 
Fernando Pessoa/Alberto Caeiro; Poemas Inconjuntos; Escrito entre 1913-15; Publicado em Atena nº 5, Fevereiro de 1925.

Nenhum comentário: