terça-feira, 20 de dezembro de 2011

CHANUKAH: FESTA JUDAICA EM COPACABANA.





Nesta terça-feira (20), às 19.30 h, será acesa a primeira vela do candelabro montado na Avenida Atlântica em Copacabana, para celebração do Chanukah, também conhecido como Festival de Luzes. A tradição que é em honra da vitória histórica dos Macabeus e ao milagre do óleo, dura oito dias, que são considerados feriados pelos judeus. Diariamente, uma vela será acesa, até completar às nove, em comemoração a dedicação judaica ao Templo Sagrado.
O evento desta noite contará com a presença do cantor Toni Garrido.

SAIBA MAIS:
A palavra hebraica Chanuká quer dizer "dedicação." No segundo século antes de Cristo, o regime sírio-greco de Antiocus procurava afastar os judeus do Judaísmo com a esperança de assimilá-los ao helenismo, a cultura Grega. Antiocus proibiu aspectos da observância judaica, incluindo o estudo da Torá, o que enfraquecia a fundação da vida e prática judaica. Durante este período, muitos dos judeus começaram a se assimilar à cultura grega, passando a possuir nomes gregos e se casando com não-judeus.
Em resposta, um grupo de colonos judeus levou para as colinas de Judéia uma revolta contra esta ameaça para a vida judaica. Liderados por Matitiahu, e mais tarde por seu filho "Judá, o Macabeu", este pequeno grupo de piedosos judeus comandaram uma guerra contra o exército sírio.

Um comentário:

Anônimo disse...

Precisei vir morrar em USA para en tender a minha origem. No passado seguiamos a religiao que nossos pais nos educavamos , hoje gracas a internet podemos entrar em qualquer biblioteca do mundo e saber as nossas origens e nao levar guela abaixo as historias erradas que nos ensinavam . Agradeco ao Deus de Israel por tudo e a Jesus pela minha salvacao.
Shalom