quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

CENSURA? GOVERNADOR DO RJ QUER PROIBIR ACESSO A GASTOS DO GOVERNO.


.

A presidente Dilma Rousseff, sancionou no último dia 18, a Lei de 12.527, que dá a qualquer cidadão brasileiro o livre acesso através dos sites, informações sobre todos os órgãos do governo, para que tenham transparências em suas atividades. Em contrapartida, o governado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, entrou com uma ação judicial, com o objetivo de restringir o acesso de deputados às informações da administração estadual. O processo que tramita no Supremo Tribunal Federal, é um flagrante retrocesso, retomando a censura, enquanto o governo Federal entende que a criação da Lei e da Comissão da Verdade, atende o interesse da população em monitorar os gastos do governo em todos os âmbitos. Cabral, que tem a intenção de modificar a Constituição Estadual, alega inconstitucionalidade, “qualquer deputado” requerer informações. Leiam ao rtido10 da Lei 12.527.
Art. 10.  Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1o desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida. 
§ 1o  Para o acesso a informações de interesse público, a identificação do requerente não pode conter exigências que inviabilizem a solicitação. 
§ 2o  Os órgãos e entidades do poder público devem viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso por meio de seus sítios oficiais na internet. 
§ 3o  São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público. 
Art. 11.  O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível. 

Pergunta do Redator: Se o governo Federal quer transparência, o que o governo do Rio de Janeiro tem a esconder? 

Nenhum comentário: