segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

MORRE DITADOR DA CORÉIA DO NORTE.



Norte-coreanas choram a morte de Kim Jong-il nas ruas da capital Pyongyang

Moradores de Pyongyang choram após morte de Kim Jong-il

A morte do líder da República Popular Democrática da Coréia do Norte, Kim Jong-il, ocorrida no dia 17 de dezembro e somente comunicada nesta segunda-feira (19), levou os Sul Coreanos a comoção. Nascido dem 16 de fevereiro de 1941, Kim estava no poder desde 1964, quando herdou  o comando dopais de seu pai Kim Il-Sung. Chamado pelo seus seguidores de “Líder Supremo” e de “Nosso Pai”, era figura constante em todas as esferas da vida da Coréia.  Apreciador de filmes de faroeste, bebidas e mulheres, era chamado de playboy e foi acusado de ter raptado a atriz sul-coreana Choi Fun-hee e de seu marido, para fazerem filmes de propaganda da Coréia, entretanto o fato nunca foi confirmado.
No mês de junho de 2009, anunciou a nomeação de seu filho mais novo Kim Jon-um para sucedê-lo, para levar a Coréia do Norte um regime comunista de controle hereditário. A morte de Kim, foi anunciada como “fadiga do Li´der Supremo e á dedicação de sua vida ao povo”. O falecimento ocorreu após um ataque cardíaco,  durante uma viagem de trem. Em 2008, ele sofreu uma apoplexia hipofisária, que é a interrupção do suprimento do sangue à hipófise, causando necrose do tecido e perda de função.
Depois do anuncio da morte do Líder, um míssel foi lançado na manhã desta segunda-feira, e caiu no mar. A morte de Kim, ganhou páginas de todos os noticiários mundiais e presidentes de diversas nações enviaram mensagens de condolências. O presidente da Coréia do Sul, cancelou todos os compromissos oficiais e decretou esta de emergência e convocou o Conselho de Segurança.
O presidente dos Estados Unidos Barack Obama, disse que o país esta monitorando com atenção, as informações vindas da Coréia do Norte. Uma declaração que chamou a atenção foi a ministro das Relações Exteriores da França, Alain Juppé, que disse não compartilhar com a tristeza expressada pela China e acrescentou: “ a morte de um homem nunca é motivo de alegria, mas, o sofrimento de um povo entristece“.
Nota do Redator: Durante anos, o povo Norte Coreano, viveu subjugado ao regime implantado pela família do ditador. Vejam a árvore genealógica.













































































































Kim Jong-il





















































Nenhum comentário: