sexta-feira, 27 de abril de 2012

DIVERSÃO: REDE GLOBO INAUGURA QUIOSQUE EM COPACABANA.

A animação foi a tônica dos moradores de Copacabana, na noite de ontem, com a inauguração do Quiosque da Rede Globo em frente a Rua Miguel Lemos. Montado no calçadão coloca a disposição dos visitantes, por exemplo, a imitação de uma câmera de televisão, de onde as pessoas podem visualizar a praia mais charmosa do mundo.
Serão realizados shows w apresentações das mais diversas para entretenimento dos cariocas e visitantes que estão pela orla durante o feriadão do Dia do Trabalho.
O jornalista Fábio Judice participou da inauguração e esbanjou simpatia tirando fotos com seus fãs. Quem sabe se agora uma professora que é minha amiga, sairá da "toca" e voltará a frequentar o calçadão. Atração é que não vai faltar.
Vai bombar!






CULTURA: BAILARINAS DO MUNICIPAL ENSAIAM AO AR LIVRE.



Com re-estréia marcada para o mês de maio, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, está passando por obras e na tarde desta sexta-feira (27), o corpo mirim de balé ensaiava em um palco montado em frente à casa de espetáculos, atraindo a atenção de quem passava pelo local.
Continua a idéia das autoridades cariocas de incorporar ao Theatro, o terreno onde estavam situados os prédios que caíram em janeiro, na Rua Treze de Maio.
É desejo de todos que o Theatro volte a funcionar, trazendo de volta o seu glamour a cidade do Rio de Janeiro.



ECOLOGIA: RIO RECEBER MOSTRA “A TERRA VISTA DO CÉU”.


 Já Antecipando o encontro Rio+20, que acontecerá no mês de Junho na cidade, o Rio de Janeiro, na Cinelândia, recebe esta semana a exposição “A Terra Vista do Céu”, que traz 130 trabalhos fotográficos realizado pelo francês Yann Arthus-Bertrand.
São imagens de 1,40 por dois metros, que foram retratadas com o uso de helicópteros e balões, que trazem para o público, cenários inusitados.
Fotografias do cenário brasileiro, como o morro da Coroa, o piscinão de Ramos, Praia de Ipanema, entre outras, fazem parte da mostra. Foram vinte anos de coletando imagens, que correram o mundo, mas, a exposição brasileira é composta de fotos inéditas.
O produtor do evento, Christian Bouldier, disse que o “momento da exposição é estratégico” em antecipação ao Rio+20. Bouldier também estranhou que o Brasil ainda não tivesse recebido a exposição, entretanto, ela chegou no momento mais adequado.

Além da exposição, será apresentado ao público, o novo documentário de Arthus, de uma hora e meia de duração, intitulado “Planeta Oceano”. A apresentação será no dia 29 do cinema Odeon.
A exposição é ao ar livre e o melhor, a entrada é gratuita. As crianças estão se divertindo, ao mesmo tempo em que aprendem sobre a natureza. Estas fotos foram tiradas na noite da última quinta-feira (26) e no início da tarde desta sexta-feira (27).













quinta-feira, 26 de abril de 2012

O RIO DE JANEIRO ESTÁ MENOS IRREVERENTE: MORRE DICRÓ.


Carlos Roberto de Oliveira, que nasceu em 14 de fevereiro de 1946, na favela do bairro de Jacutinga, em Mesquita, destacou-se na música popular brasileira, pela irreverência e letras de duplo sentido.
Companheiro de “malandros”, como Moreira da Silva, Bezerra da Silva e Osmar Breque, gravou e compôs sambas que trilhavam para o bom humor. Desde criança, frequentava as rodas de samba organizadas no terreiro por sua mãe, que era “Mãe de Santo”.
O nome Dicró surgiu, segundo o poeta Sérgio Portela, de uma “mutação” na grafia de “DeCRO”, que vinha estampada em suas composições, passando para “Di CRO” e depois para a que o tornou famoso.
Sua marca registrada era falar da própria casa, principalmente das sogra, que ele dizia que parecia um “sapatão”. Em outra oportunidade, disse que mandou a sua “nega” para o inferno e o “coisa ruim” não quis aceitar.
Um dos mais fervorosos responsáveis pela criação do Piscinão de Ramos, onde tinha um trailer que reunia pagodeiros de diversos  bairros, não suportou a ganância das gravadoras, passou a produziu seus CDs, que vendia no Largo da Carioca, região Central do Rio.
Diabético, esteve internado no Hospital dos Servidores do Estado, e na noite da última quarta-feira (26), não resistiu a um infarto, depois de passar uma seção de hemodiálise no Hospital de Magé.

Deixa como legado, músicas divertidas e o bom humor de seus sambas, que animavam os churrascos das famílias no fim de semana. Hoje tem muita piada no céu. Descanse em paz.


Nota do Redator: Tive o prazer de privar de alguns momentos de Dicró. Um deles que foi quando recebeu o troféu de destaque do ano, ainda no antigo Escala, de Chico Recarey. As fotos estão muito bem guardadas.

GENTILEZA GERA GENTILEZA: DIA MUNDIAL DA BOA AÇÃO É COMEMORADO NO RIO DE JANEIRO



Organizado pelo Movimento Corrente do Bem, surgido em 2007 na Austrália no ano de 2007, inspirado no filme de Catherine Ryan Hyde, intitulado “Pay it Forward”, quarenta e oito países comemoram no ano de 2012, o Dia Mundial da Boa Ação. No ano passado, trinta países participaram do evento, que contou com 400 mil pessoas.
No Brasil, voluntários e empresas de diversas cidades participarão, promovendo a bondade entre as pessoas. No Largo da Carioca, Centro do Rio de Janeiro, balões de gás, alaranjados, foram soltos e distribuídos aos passantes, que ficaram curiosos com a espontaneidade dos participantes, que gentilmente cumprimentavam a todos.
Leonardo Elói, idealizador do movimento, espera mapear 10 mil ações no dia de hoje e para isso, cada um que tiver feito um bem  alguém, seja lá em que dimensão for, basta entrar no site e registrá-la no mapa do movimento.
Portanto, se você fez o café da manhã para sua esposa, pagou um café para uma pessoa necessitada, entre outras boas ações, entre nesta corrente.

No dia 25 de abril de 1974, um golpe militar deu fim ao regime ditatorial que vigia desde 1933, quando Antonio de Oliveira Salazar tomou o poder, passando então a com a implantação do novo regime democrático a Constituição datada de 25 de Abril de 1976.

José Datrino, que ficou conhecido como o profeta Gentileza, que morreu em 28 de maio de 1996, peregrinava pelas ruas do Rio de Janeiro, pregando o bem e em seus escritos que ficaram famosos mundialmente, estava a frase “Gentileza gera gentileza”.










Nota do Redator: A ganância pelo dinheiro está afastando a cada dia as pessoas de seu próximo e algumas palavras, como consideração, compreensão, cooperação, gentileza, educação e cordialidade, estão se tornando raras no dia a dia.
Não adianta participar hoje de um evento como este, apenas como simbolismo, e manhã continuar sendo o mesmo que conjuga os verbos na primeira pessoa do singular.



quarta-feira, 25 de abril de 2012

HISTÓRIA: PORTUGAL COMEMORA A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS.



 



No dia 25 de abril de 1974, um golpe militar deu fim ao regime ditatorial que vigia desde 1933, quando Antonio de Oliveira Salazar tomou o poder, passando então a com a implantação do novo regime democrático a Constituição datada de 25 de Abril de 1976.
Com a neutralidade de Portugal durante a Segunda Guerra Mundial e a negativa em conceder  independência às colônias africanas, um movimento de guerrilheiros tomou força para a libertação de Moçambique, Guiné Bissau e Angola. Marcelo Caetano, que era ministro do governo Salazar, assumiu o poder, depois que o ditador sofreu um derrame em 1968, mas, o regime praticado pelo antecessor foi mantido, aumentando ainda mais o descontentamento da população e das forças armadas.
A senha para que a Revolta dos Cravos eclodisse foi dada a meia noite, quando um rádio local executou a música Grândula Vila Morena, composta por Zeca Afonso, que era proibida pela censura. A força militar depôs Marcelo Caetano, que fugiu para o Brasil e seu lugar foi ocupado pelo general Antônio Sebastião Ribeiro de Spíndola (11/04/1910 - 13/08/1996), que tomou posse no dia 15 de maio de 1974.
Em êxtase os portugueses foram às ruas comemorar o fim da ditadura distribuindo cravos em agradecimento aos soldados rebeldes.
O dia 25 de abril, além de ser feriado nacional em Portugal é também conhecido como o “Dia da Liberdade”.
 

Nota do Redator:
Conta a história, que uma florista de Lisboa, foi quem começou a distribuir cravos para que  a população entregassem aos soldados, que tão logo receberam a flor, colocaram-na nos canos das espingardas, daí a denominação do movimento, como a “Revolução dos Cravos”. Salve a Colônia Portuguesa em todo o mundo.

terça-feira, 24 de abril de 2012

SALVE JORGE: HOMENAGEM AO SANTO NO RJ DUROU UMA SEMANA.


A festa em homenagem São Jorge durou uma semana no Rio de Janeiro. Féis compareceram as igrejas localizadas nos bairros de Quintino, zona Norte da cidade e no Centro, para agradecer e pedir graças ao Santo Guerreiro. Oferendas, velas, foram oferecidas.
Barracas de comidas foram montadas ao longo da Praça da República. Famílias inteiras se reuniram para brindar como a tradicional cerveja de São Jorge e assistir as missas que eram rezadas de hora em hora, tanto dentro como do lado de fora da  igreja.Não faltou gente bonita.



















sexta-feira, 20 de abril de 2012

MAIS UMA VEZ: THEATRO MUNICIPAL PASSA POR RESTAURAÇÃO




.
A queda de três prédios na Rua Treze de Maio, centro do Rio de Janeiro, causou danos na parte de fundos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, obrigando as autoridades a interditá-lo para avaliar os prejuízos.
Semana passada, depois da visita de representantes de órgãos municipais e estaduais, ficou decidido que a casa de espetáculo  voltará a funcionar no mês de maio próximo, tão logo acabe os reparos necessários.
Enquanto não decidem pela incorporação do terreno onde os prédios estavam construídos à casa de espetáculos, operários colocavam andaimes e já davam andamentos nas obras.
Para aguçar o gosto dos amantes de belos espetáculos apresentados no Theatro Municipal, este blog buscou informações e soube que a temporada 2012 da casa, contará com a apresentação do Ballet Criação, com coreografia do alemão Uwe Scholz, morto em 2004, aos quarenta e seis e a com música de Joseph Haydn.
A peça que contará com a presença da Orquestra Sinfônica do Theatro, foi dançada por uma única vez pelo Corpo de Ballet da casa, no ano de 2005.

Nota do Redator: Não estanhem se os telefones da bilheteria  estiverem ocupados. São os amantes da boa arte, tentando reservar seu lugar na reestréia.
Nota do Redator 2: Depois dessa, a Carla Camuratti bem que poderia me presentear com um par de ingressos. Quem sabe?


MEU É QUE NÃO ERA: ACHARAM O DONO DO BURACO DA CINELÂNDIA.





Lembram-se dele?
Depois de muita discussão entre o Metrô-Rio e a Prefeitura da Cidade, sobre de quem seria a responsabilidade pelo tapamento do “enfeite”, finalmente a cratera que estava exposta na Cinelândia, foi coberta nesta semana.
Não pensem os leitores, que o serviço foi efetuado pelas diversas reclamações de populares e comerciantes, mas, porque na próxima semana um evento sobre ecologia será realizado na Cinelândia e muitas autoridades comparecerão, portando, aquela vergonha não poderia ser vista.

Nota do Redator: De qualquer maneira, fica o incentivo para que reclamemos nossos direitos, por que, pelo fato da providência ter sido tomada, demonstra que o “enfeite” era perigoso, feio e desnecessário.