terça-feira, 6 de novembro de 2012

ELEIÇÕES 2012: O MUNDO ESTÁ “DE OLHO” NOS ESTADOS UNIDOS.




 Mitt e a mulher, Ann Romney   (foto AP)

 Barack Obama eleições EUA Quênia feiticeiro John Dimo

Até as quinze horas (horário de Brasília) da próxima quarta-feira (07), países de todo o mundo, estão na expectativa sobre o resultado das eleições para a presidência dos Estados Unidos para os próximos quatro anos. A votação que começou em Dixville Notch mostrou que a disputa será acirrada e começou empatada, já que os dez primeiros eleitores dividiram seus votos entre os dois candidatos. Segundo pesquisas, os votos indecisos serão fundamentais para a disputa à Casa Branca e o estado de Ohio será o termômetro.
Existia até duas semanas atrás uma grande preferência para reeleição de Barack Obama, mas, o crescimento da campanha de Romney e o furacão Sandy, mudaram um pouco a história e até ontem havia empate técnico entre os candidatos. No Brasil, a começar pela presidenta Dilma Rousseff, a torcida é pela permanência de Obama, que pede, assim como fez o presidente Lula, mais quatro anos para que possa cumprir com as promessas quando da candidatura ao primeiro mandato.
A crise econômica dos Estados Unidos é uma “pedra no sapato” do atual presidente, mas, não se nega que durante a primeira gestão houve algum avanço social, apesar de um grande número de pessoas estarem vivendo em barracas, por falta de emprego e moradia.
Por outro lado, há quem diga que Mitt Romney não tem perfil para ocupar a cadeira da Casa Branca. Ele é considerado moderado demais e suas declarações pensaram muito na sua campanha. Quando disse que “não se importava com os quarenta e sete por cento dos pobres”, causou um grande alvoroço na população. A situação ficou ainda pior, quando declarou ser contrário a adoção por pessoas do mesmo sexo.
Setenta por cento dos imigrantes de pessoas de origem hispânica prefere Barack Obama e estes votos poderão ser decisivos.
A diferença entre os candidatos começa pelo carisma. Enquanto um desesperado Romnney entende a campanha por mais um dia, Obama aproveita para relaxar jogando basquete.
Nota do Redator: O feiticeiro do Quênia, cidade natal do pai de Obama, dá sua vitória como certa, depois de consultar conchas e ossos de animais. Vou aguardar até amanhã para quem sabe poder comemorar pedindo que me sirvam uma “OBRAHMA” bem gelada.

Nenhum comentário: