quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ELEIÇÕES 2012: VOCÊ SABE COMO SE ELEGE UM VEREADOR?





É muito grande a responsabilidade do eleitor quando vai a urna e digita o seu voto em favor de um candidato. No caso dos vereadores, por exemplo, que tem como obrigação precípua representar o povo de sua cidade, é preciso que o cidadão tenha conhecimento de suas propostas para a sua cidade e que eles atenda aos anseios das pessoas. O Rio de Janeiro, por exemplo, segundo dados da Confederação dos Municípios (CNM) está entre as dez cidades, onde a disputa é mais acirrada. Para cada uma das 51 cadeiras a serem ocupadas, são 32 concorrentes, provocando um enfrentamento de uma relação candidato-vaga, que na concepção do órgão de pesquisa, torna a disputa num verdadeiro vestibular.

ENTENDENDO A VOTAÇÃO:
Não basta apenas que o candidato esteja ente os mais votados e existe regra para a sua eleição. A Justiça Eleitoral, terminada a votação, estabelece um quociente eleitoral, dividindo o número de votos válidos, eliminando os brancos e os nulos, pelas 51 cadeiras. Depois, também é estabelecido um quociente partidário, que é a divisão dos votos validos do partido ou da coligação pelo quociente eleitoral. A quantidade de cadeiras a que cada legenda terá direito sai desta conta. Se uma sigla depois de todas estas contas obteve quociente cinco, ela terá cinco cadeiras disponíveis, daí a importância dos puxadores de votos, que acabam beneficiando aqueles que tiveram baixa votação.
Bem eleitor, está aí, a nossa responsabilidade em eleger aquele que efetivamente fará alguma coisa por você pela sua cidade e não podemos desperdiçar nossos votos com pessoas que sabidamente não terão oportunidade e nem garra para levar adiante tudo aquilo que prometeram durante a campanha e estão ali no horário eleitoral, apenas para dar continuidade a mesmice que impera nas Câmaras de Vereadores, por isso, está na hora de mudarmos este quadro, dando um voto consciente, sem arrependimento futuro. A hora é essa, a hora é de Marcelo Queiroz, 11.015.

Nenhum comentário: