terça-feira, 12 de junho de 2012

CALVÁRIO: DEMORA DE ATENDIMENTO MESMO COM PLANO DE SAÚDE.



ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar | A agência reguladora de planos de saúde do Brasil

E eu pensei que fosse apenas o GEAP.
Aquele que comparar o Sistema Único de Saúde com os planos particulares oferecidos no país, em especial no Rio de Janeiro, não está fazendo nenhuma injustiça.
Semana passada, repórteres do jornal “O Globo”, selecionaram aleatoriamente 50 médicos da cidade, estabelecidos nos bairros de Copacabana, Ipanema, Tijuca, Méier, Barra da Tijuca,  credenciados pelas principais operadoras, com o objetivo de marcar uma consulta e ficaram boquiabertos com o que constataram.
Em alguns casos, dependendo da especialidade e do profissional, o tempo de espera pode chegar a seis meses. Surpreendentemente, especialistas em clínica médica, ginecologia, angiologia, pediatria e otorrinolaringologia, estavam marcando consultas para a semana imediata.
Entre outras pesquisas, os repórteres constataram que um médico que tem consultório na Tijuca, só poderia atender o cliente no dia 07 de dezembro, mesmo que trabalhando todas às sextas-feiras.
A Agência Nacional de Saúde levantou dados em que dezembro do ano passado 6.032.586 pessoas estavam vinculadas à planos de saúde, quando em 2007, este números era de R$ 4.559.325 pessoas.
A cirurgiã plástica Márcia Araújo, presidente do CREMERJ disse que as agruras não são passadas apelas pelos usuários, mas, também pelos médicos, dizendo com lamento: “ Se, semana que vem, abrir espaço na minha agenda e eu quiser operar um paciente, dificilmente vou conseguir um hospital. Os planos de saúde represam o número de atendimentos para ter total controle dos custos”
Em dezembro de 2011, a Agência Nacional de Saúde, publicou uma resolução que dá prazo para que as operadoras viabilizem atendimento aos seus clientes e caso isto não aconteça, o fato deve ser comunicado pelo telefone 0800-701-9556. O reclamante deverá estar munido do protocolo de reclamação junto ao plano.

Nota do Redator: Os servidores da União, também estão sofrendo para conseguir atendimento médico e fazer exames, já que o plano oferecido a eles, o GEAP, não paga aos credenciados e estes por sua vez se negam a atender. Vele dizer, que a mensalidade dos servidores vem descontada nos contra-cheques.

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