terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

FRACASSA A GREVE DE MOTORISTAS E COBRADORES NO RIO DE JANEIRO


Uma liminar concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) no início da manhã desta terça-feira suspendeu a greve de funcionários de empresas de ônibus do Rio de Janeiro que, iniciada à meia noite, deixou supresos muitos usuários do transporte na cidade. Por volta das 6h, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio (Sintraturb¿Rio) acatou a decisão da Justiça, e os ônibus voltaram a circular normalmente.
Apesar da decisão da Justiça do Trabalho, passageiros ainda enfrentam dificuldade para conseguir transporte na Ilha do Governador e em bairros da zona oeste do Rio, em especial Campo Grande. Durante a madrugada, foram registrados princípios de manifestações na porta das garagens das empresas de ônibus Vila Isabel, São Silvestre e Jabour, e no terminal de ônibus em frente à Central do Brasil, na Avenida Presidente Vargas. A Polícia Militar e a Guarda Municipal foram mobilizadas para dar apoio à circulação dos coletivos.
Dissidência
A Justiça do Trabalho foi acionada pelo Sindicato dos Rodoviários do Rio (Rio-ônibus), que entrou com o pedido para suspender a paralisação promovida pelos trabalhadores dissidentes que formam o Sintraturb¿Rio. Segundo o Sintraturb, 14 empresas chegaram a aderir ao movimento, e somente 30% da frota trafegava nas ruas. A categoria pedia aumento salarial e o fim da dupla função para motorista júnior, funcionário que deve dirigir e trabalhar como cobrador. Segundo o vice-presidente do Sintraturb, Sebastião Neto, cerca de 3.600 cobradores perderam o emprego com a criação dessa nova categoria.
Para Neto, a expectativa do Sintraturb é de que a Rio Ônibus aceite as reivindicações da categoria na próxima assembleia de motoristas e cobradores de ônibus, marcada para o próximo dia 15. Segundo o sindicato do trabalhadores, o Rio possui 8.600 ônibus e 16 mil motoristas com carga horária de 7 horas diárias.

Nenhum comentário: