Cerca de 130 mulheres que reclamavam da escravidão de dezesseis horas de trabalho, ganhos que representavam um terço em relação aos salários dos homens, entre outras injustiças, morreram queimadas, num ato de pura atrocidade e desumanidade.
Os anos se passaram e somente em 1910, foi realizada na Dinamarca, uma conferência decidiu que o dia 08 de março, passaria a ser consagrado “O Dia Internacional das Mulheres”, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975.
Hoje, mesmo com muitos preconceitos, as mulheres abraçam funções antes ocupadas pela classe masculina, atuando em cargos, que antes eram ocupados pela classe masculina, atuando em cargos de chefia e até mesmo na construção civil.
Na manhã desta sexta-feira (08), está sendo realizado até as 13 horas, no Largo da Carioca, Centro do Rio de Janeiro, um evento que receberá mulheres que queiram se integrar ao ramo
O projeto Mão na Massa, criado em 2007, na comunidade Dois de Maio, que faz parte do complexo de favelas do Jacarezinho, tem como objetivo oferecer qualificação para as mulheres que queiram ingressar na construção civil.
São
oferecidas aulas de 460 horas e as iniciantes recebem além da ajuda de custo,
vale transporte e uniforme, ganham também um kit de ferramentas para iniciar
seus treinamentos.. Estive lá para desejar-lhes um “Feliz dia das Mulheres”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário