sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

FIM DE SEMANA DE MUITO SOL NO RIO DE JANEIRO.


Segundo o serviço de previsão do tempo CLIMATEMPO, último fim de semana de Janeiro na Capital Carioca, será de muito sol. Com temperaturas de 39ºC para a máxima e 23ºC para a mínima, os adeptos ao banho do mar deverão se prevenir usando protetor solar, além de muita ingestão de líquidos, principalmente para as crianças. Na manhã desta sexta-feira (28), os banhistas já começavam a chegar, enquanto o funcionário da prefeitura fazia a limpeza do calçadão de Copacabana, para receber seus visitantes. Por falar em Prefeitura, está prometida a intensificação da operação choque de ordem em todas a orla, com o objetivo de coibir quaisquer tipo de transgressões  ao código de postura da cidade.Bom fim de semana e boa praia .

RODOVIÁRIOS DO RJ PODERÃO PARAR NO DIA 01 DE FEVEREIRO.


Presenciei uma conversa de um grupo de rodoviários na última quinta-feira (27) e eles comentavam sobre uma possível paralisação dos ônibus na próxima terça-feira (01). Fiz contato com o Sindicato dos Rodoviários do Rio de Janeiro, através do telefone 2503.9400, que confirmou que há uma movimentação e que caso aconteça, o Sindicato não compactua com o ato e que este movimento é paralelo as atividades da instituição. De qualquer maneira, como na briga entre o mar e a rocha, quem sofre é o marisco, os Cariocas devem se prevenir para mais um dia de sofrimento e caos. 

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ARTIGO: CARNAVAL RIO 2011: URINAR NO SAQUINHO NÃO É ATENTADO AO PUDOR?

Quem for flagrado urinando em qualquer via pública do Rio de Janeiro, está se arriscando ao constrangimento de ser conduzido a uma delegacia policial e autuado por atentado ao pudor. No último carnaval, muitos foliões que brincavam pelas ruas da cidade passaram por isso, então, para evitar este tipo de coisa, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, teve a “brilhante’ idéia de lançar o “saquinho mijão”. Trata-se de um saquinho com gel, que poderá ser encontrado nas farmácias, pelo custo em médio R$ 3,70, onde a pessoa poderá fazer o seu xixi, depois fechá-lo e colocar em local  apropriado. Analisando o “achado”, preciso fazer algumas considerações. O indivíduo e a mocinha, mesmo que esteja de costas forem flagrados fazendo xixi, estarão praticando ato de atentado ao pudor, agora, tirar os “bilús” para fora para acertar o saquinho, não será. Outra preocupação: normalmente, o folião porta numa das mãos, uma latinha de cerveja; já pensaram se ele errar de mão, jogar a latinha fora e beber o conteúdo do saquinho? Como bom folião, por diversas vezes, tomei “banho” de cerveja durante a passagem de em bloco, agora, este banho terá outro cheiro. Como última consideração, recomendo aos foliões, o uso de guarda chuva, mesmo em dia de sol, porque , com certeza, vai chover xixi. Peço desculpas, por tratar do caso de forma jocosa, mas, estes nossos políticos, são uns brincalhões. 

LUZES ACESAS DURANTE O DIA NO CENTRO DO RIO




Depois que os Cariocas passaram a pagar pela taxa de iluminação pública, fica notório o descaso das autoridades com a manutenção dos pontos de luz nas vias da cidade. Diariamente são registrados flagrantes de postos com as luminárias acesas em plena a luz do dia. Nesta quinta-feira (27), o absurdo foi notado em uma das principais vias da cidade, a Avenida Rio Branco, próximo a Rua do Rosário, onde a cena se repete, e foi registrada na mesma foto. O mesmo acontecia com as luminárias da Rua Miguel Couto. Até quando a população vai esperar que alguém se “ilumine de competência” e resolva o problema? È muito fácil mexer no bolso da população, agora prestar um serviço decente, isto ainda está muito distante. 

POLICIA FAZ VIGÍLIA NO RJ CONTRA A PIRATARIA E CONTRABANDO.



Policiais de diversas delegacias especializadas amanheceram nesta quinta-feira (27), em frente aos quiosques do camelódromo localizado no Saara, região central do Rio de Janeiro. O objetivo da permanência é evitar que mercadorias sejam retiradas dos boxes. Fontes da polícia informaram que uma base será montada no local, para reprimir que mercadorias ilegais sejam vendidas. A operação que começou na última quarta-feira (26) deverá durar três dias e todos os 1.508 quiosques serão abertos e revistados. Nas apreensões foi registrado que em um dos boxes, havia mais de um milhão de reais em mercadorias piratas. A promessa das autoridades, é que o próximo alvo, será o Mercadão de Madureira. Madureira vai chorar.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

BIBLIOTECA NACIONAL DO RIO DE JANEIRO SOB NOVA DIREÇÃO

Candidato a Deputado Estadual no pleito de 2010 pelo PT em Ribeirão Preto, o jornalista Galeno Amorim, nascido em 24 de maio de 1962, foi nomeado no dia 21 de janeiro pela Ministra da Cultura Ana Hollanda, como o novo Diretor da Fundação Biblioteca Nacional, que detém o oitavo maior acervo da América Latina e completou recentemente 200 anos. Com apenas quarenta e oito anos, Amorim é  autor de onze livros e entre outros atributos atuou  no jornalismo em diversos meios de comunicação como: Rede Globo, O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde. Se julgarmos pelo renome e o vasto “curriculum”, a Biblioteca Nacional estará em boas mãos.

BAIRRO DA LAPA RJ: SUAS HISTÓRIAS E ENCANTOS




Transformados em 1986 para servir de ponte para o Bondinho de Santa Tereza, os Arcos da Lapa, foram originariamente criados para servir de aqueduto para a cidade do Rio de Janeiro. Circundado por grandes empresas como BNDES, Caixa Econômica Federal e a bela Catedral Metropolitana, o local, foi recentemente reformado pelo Patrimônio Histórico Nacional e ganhou nova iluminação, segurança e pintura. O bairro mais boêmio da cidade teve na sua história diversos personagens, mas, o mais famoso, foi João Francisco dos Santos, o Madame Satã, que teve este apelido, depois que apareceu vestido de “Madame Satã”, inspirado num filme de  Cecil B. DeMille.
Hoje o bairro abriga uma grande diversidade de comércio e oferece ao público espetáculos e shows ao ar livre ou na Fundição Progresso. Vale a pena uma visita, principalmente  sexta-feira.

CARICATURISTAS E CARTUNISTAS EM CAMPANHA PELA REGIÃO SERRANA


Caricaturistas e cartunistas do Rio de Janeiro se engajaram em uma campanha diferente e bem-humorada para arrecadação de donativos às vítimas das enchentes na região serrana do Estado: as pessoas que fizerem sua doação ganham de presente uma caricatura feita na hora.


Em uma tenda montada no Largo da Carioca, na região central da capital fluminense, os caricaturistas receberão as doações diariamente, das 9h às 17h, até a próxima sexta-feira. Chamado de Caricatura Solidária, o projeto foi idealizado pelos caricaturistas André Lemos e André Brown, que fazem parte do Grupo Carica Turistas, e do amigo cartunista Zé Roberto Graúna.
"Estamos arrecadando preferencialmente materiais de higiene, limpeza e alimentos. Pedimos, se possível, para as pessoas trocarem a roupa por esses donativos, porque já conseguimos muitas peças", explica André Lemos. Ele conta ainda que nesta terça-feira, primeiro dia da ação, 200 kg de alimentos foram coletados.
A campanha Caricatura Solidária tem o apoio da Cruz Vermelha e da Prefeitura do Rio de Janeiro.

ALERTA: ESCOLAS DO RJ COMETEM ABUSOS NA LISTA DE MATERIAL..



Com a proximidade da volta às aulas, as escolas do Rio de Janeiro, já estão entregando aos pais a lista de material escolar para o ano letivo de 2011, mas, muitas delas cometem atos abusivos, contrariando flagrantemente o que preconiza o Código de Despesas do Consumidor. É proibido ao estabelecimento de ensino, indicar a loja onde o material deve ser comprado, bem como, a marca do mesmo, configurando assim, uma venda casada conforme o artigo 39 do CDC. Onde prática muito usada, é a exigência de materiais que não serão de uso pedagógico do aluno, como por exemplo, papel sanitário, que é um artigo higiene e, portanto, deve ser fornecido pelas escolas. A desobediência as regras impostas pelo Código de Defesa do Consumidor, estabelece no seu artigo 57 da Lei 8.078, multa de 200 a três milhões de UFIRS. Outra recomendação, é que os pais pesquisem na hora das compras, já que na cidade do Rio de Janeiro, a variação de preço chega a 163% de um estabelecimento para outro. Alguns itens como álcool gel, copos descartáveis, giz, papel higiênico, fita ou cartucho para impressora, medicamentos, entre outros, não podem constar na lista de material escolar. Para maiores detalhes, consulte o site do Procon. Recomendação de pai e avô: fique de olho! 

TRAGÉDIAS: LUZES, CÂMERAS E NENHUMA AÇÃO.


Depois da tragédia do morro o bumba, onde inúmeras vidas foram ceifadas, autoridades municipais e do governo estadual, prometeram medidas para evitar que o fato voltasse a ocorre ali e em outros lugares da cidade e do estado. Em frente às câmeras e sob a luz dos holofotes, muitas promessas foram feitas, mas, nenhuma foi cumprida. As construções irregulares continuavam e as autoridades “não viam”. Famílias de baixo poder aquisitivo, faziam seus barracos, enquanto os mais abastados faziam o mesmo construindo verdadeiros palacetes em área de risco e de proteção ambiental. Para que a mídia tivesse notícia de alguma ação, de quando em vez, um ou outro tinha uma casa derrubada, mas, a prática continuava. Esqueceram as autoridades, que a força da natureza além de implacável, é democrática e ela veio mais uma vez, retomar o que lhe fora tirado. Pobres e ricos estão passando pelo mesmo dilema, que poderia ter sido evitado, se verdadeiras fossem as declarações das nossas autoridades. Agora, depois de mais uma tragédia, teremos mais sobrevôos de helicópteros, declarações de pêsames, pedidos de desculpas, aparecerão projetos mirabolantes, verbas serão liberadas a “toque de caixa”, tudo, depois que a “porta foi arrombada”. A “miopia” dos órgãos federais, estaduais e municipais, só é “corrigida” depois das devastações. Não falo apenas do Rio de Janeiro, cidade onde nasci e resido, mais, de todo o Brasil. O número de vítimas continua aumentando e ainda não chegaram as chuvas de março, mas, as administrações dos governantes brasileiros, há muito tempo, demonstram que estão em estado de calamidade pública. Que venham as câmeras e os holofotes. José Carlos Pereira de Carvalho – Rio de Janeiro.

ASFALTO DESNIVELADO TAMBÉM PREOCUPA EM COPACABANA.


O recapeamento do asfalto da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, precisa terminar urgentemente. O desnível na via, pode a qualquer momento causar um grave acidente, isto, sem falar das tampas dos bueiros que estão acima da superfície, levando motoristas a desviarem deles, para não danificar a suspensão de seus automóveis. Sabemos que o conserto era necessário e que é impossível fazer omeletes sem quebrar ovos, mas, é preciso providências imediatas.

“BANDALHA” PREOCUPA EM COPACABANA

.
Volto a falar sobre o cruzamento da Avenida Atlântica e Rua Santa Clara, em Copacabana, onde ocorrem diversas irregularidades. No momento em que o sinal da Rua Santa Clara, fecha para dar passagem aos pedestres, motoristas que veem da Avenida Atlântica, comentem uma infração ao entrar à esquerda (não há placa que autorize), para economizar tempo, já que o correto é fazer o retorno no sinal da Rua Constante Ramos. Quem atravessa a calçada para o outro lado da Avenida Atlântica, no sentido Leme, corre o risco de ser atropelado por causa desta imprudência. Na última reclamação com relação à bagunça dos “pontos de ônibus e vans” na Avenida, a CET RIO, disse que foi ao local e não contatou nenhuma irregularidade. O nome do Órgão deveria mudar de CET RIO para “71”, já que é visível a mentira. Um verdadeiro descaso. Vejam as fotos tiradas na tarde da última terça-feira.