quinta-feira, 31 de março de 2011

PROFISSIONAIS DE ENSINO SE MANIFESTAM NA CINELÂNDIA.




Eram quinze e ainda não chovia nesta quinta-feira (31), quando alunos de profissionais de ensino da rede estadual e municipal do Rio de Janeiro, se concentraram na Candelária e seguiram a Avenida Rio Branco, em direção à Cinelândia onde realizaram um grande protesto no Dia Estadual em Defesas da Escola Pública. O movimento tem como objetivo reivindicar melhores condições salariais e de trabalho, mais investimento dos governos municipal, federal e estadual, para que os jovens saiam das escolas melhores preparados para enfrentar o mercado de trabalho, que hoje carece de mão de obra qualificada. Palavras e músicas de ordem foram entoadas e nenhuma autoridade foi poupada nas críticas, mas o alvo  principal foi o Governador do Estado do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, por ter cumprido as promessas feitas no período de sua candidatura, ainda no primeiro mandato. A chuva que agora diminuiu não dispersou os manifestantes. 

RIO PROMOVE EVENTO DE INCLUSÃO DIGITAL.




Em comemoração a Semana da Inclusão Digital, o Centro de Tecnologia da Informação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ), instalou em diversos pontos da cidade tendas para que moradores e pedestres possam fazer uso gratuito dos computadores. Na manhã desta quinta-feira (31), um ponto foi montado no  posto 2 no Leme e outro na Avenida Nilo Peçanha, quase esquina com Avenida Rio Branco. As pessoas poderão fazer consultas, requerer segundas vias de contas das concessionárias de serviços público, tirar certidões da Justiça Federal, enfim, usufruir de todos os benefícios que a internet propicia. Para aqueles que ainda tão teem “intimidade” com o computador, um grupo de professores e profissionais do ramo, ensinarão os “primeiros passos”, que poderão ser aprimorados com a frequência diária aos centros. Hoje, são mais de oitenta pontos espalhados pela cidade, que funcionam diariamente até as dezessete horas. Os bairros de Campinho e Realengo, localizados na Zona Oeste e São Gonçalo, na Região Metropolitana, serão os novos agraciados.

 

quarta-feira, 30 de março de 2011

PELAS BENEVOLÊNCIAS, OS COFRES DA PREFEITURA DO RIO DEVEM ESTAR ABARROTADOS.


Em Fevereiro, depois que barracões de agremiações pegaram fogo na Cidade do Samba, o Prefeito Eduardo Paes imediatamente anunciou que a prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro,  liberaria em caráter de emergência, R$ 3 milhões, para ajudar as escolas na recuperação dos prejuízos. Hoje, através de um site de relacionamento, fez outro anúncio bombástico. Dos R$ 4 milhões que precisarão ser gastos na reforma do Palácio Universitário da UFRJ, a metade será custeada pelo município do Rio. Nada contra a cultura, mas, já que não falta dinheiro, por que o Prefeito não dá um “pulinho” nos hospitais Souza Aguiar, Salgado Filho, Miguel Couto, Paulino Werneck, apenas para citar alguns, para verificar se estas unidades de saúde não estão precisando de socorro. Qualquer pessoa de média prudência,  sabe que não se pode ajudar a um necessitado, com os recursos que lhe farão falta,  mas, pelo visto, não falta nada para o Município do Rio de Janeiro. Aliás, estão até sobrando (problemas). São quase 11 mil casos de dengue registrados no Rio de Janeiro. José Carlos Pereira de Carvalho – Rio de Janeiro.


terça-feira, 29 de março de 2011

DECLARAÇÕES DE BOLSONARO REFLETEM O PENSAMENTO DE PARTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA.


A “metralhadora” discriminatória que o Deputado Jair Bolsonaro disparou contra negros e homossexuais, reflete o pensamento de muitos brasileiros que fazem questão de enfatizar que no país não existe discriminação. Vivencio diariamente esta desfaçatez. Algumas pessoas “elogiam” minha forma de ser, chamando-me de “preto de alma branca,” como se alma tivesse cor. Recentemente, um deputado se referiu ao Ministro Joaquim Barbosa como, “ moreno escuro”. Quando da visita presidente Barack Obama e de sua família ao Brasil, presenciei a contrariedade de muitos que acharam exagerada a segurança (isto não discuto), mas ouvi frases como: “tudo isto por causa de um neguinho”. Outro disse: “ isto é coisa de preto” e por aí vai. Com relação ao reality show que termina hoje, as pessoas não admitiram a participação de lésbicas e de um gay assumido, diferentemente de muitos preconceituosos. Bolsonaro, ao se referir a Preta Gil, deu voz a muitos que por covardia não teem coragem de emitir suas opiniões, mas querem segregar, aqueles que eles acham que por causa da cor ou opções religiosa ou sexual, são inferiores. A meu ver, são mínimas as ações que Preta, aliás, Negra Gil e a Presidente dos Direitos Humanos, Manoela D' ávila tomarão contra o parlamentar, pois num país, onde cafuzos, negros, brancos, índios , mamelucos e caboclos, levaram-no ao poder que ele pensa ser detentor, a perda do mandato seria a melhor solução, para resgatar o respeito aos brasileiros, sejam eles de quaisquer etnias, religiosidades ou preferências sexuais. Por este e outros motivos é que não me curvo, não me curvarei e não deixarei que nenhum de meus ascendentes ou descendentes o façam a qualquer preço, porque dignidade se mede de outra forma. Bolsonaro, é digno de pena, assim como muitos. I'm black and proud! 


Leiam o que diz o blogueiro Rodrigues Guedes Barbosa.

h1

Afrodescendente

02/02/2010
Não entendo o porquê de em alguns lugares do mundo, como no Brasil e nos Estados Unidos, ser um tabu chamar alguém de negro. Os partidários do Politicamente Correto alegam que o certo é usar expressões como afrodescendente, afrobrasileiro, afroamericano etc. Ridículo!
Para começar, leia em qualquer livro de antropologia: a espécie humana se originou na África, o que faz com que, tecnicamente, até o mais loiro dos escandinavos seja um “afrodescendente”. A afrodescendência define a própria humanidade. Não faz o menor sentido usar para classificar esse ou aquele grupo.
Poder-se-ia dizer que o termo só deve ser usado para quem tem ancestrais mais próximos (pais, avós, bisavós…). Mas isso não resolve a questão. Até que nível de ancestralidade deveríamos considerar para chamar alguém de afrodescendente?
Outro ponto a se considerar: devido à colonização européia na África, muitos africanos são brancos, loiros e de olhos azuis. Então, nesse caso, quem poderia ser mais apropriadamente chamado de afrodescendente: um branco filho de um sul-africano ou um negro cuja família é toda composta por brasileiros a pelo menos 5 gerações?
Há ainda a questão da segregação. Tudo bem, chamemos os brasileiros negros de afro-brasileiros, mas e o brancos? Por que eles não são chamados de “eurobrasileiros”? Chamar os negros de afro-brasileiros (ou afro-americanos, no caso dos EUA) e os brancos simplesmente de brasileiros (ou americanos) é tratá-los como estrangeiros em sua própria terra.
Por fim vem o ponto mais importante: desde quando negro é ofensa? Ofensa é achar que a negritude é algo a ser escondido debaixo de um manto de eufemismos estúpidos! Como diria James Brown:
“Say it loud – I’m black and I’m proud” (Diga alto – Sou negro e me orgulho disto, em uma tradução livre).


Rate This


MORRE EX VICE-PRESIDENTE JOSÉ DE ALENCAR



Morreu em São Paulo na tarde desta terça-feira (29), no Hospital Sírio- Libanês, José de Alencar Gomes da Silva. Mineiro de Muriaé nasceu no dia 17 de outubro de 1931. Começou a trabalhar com seu pai, aos catorze anos de idade e aos quinze se empregou como balconista numa loja de tecidos. Com o passar do tempo e depois de muito trabalhar, tornou-se  empresário e proprietário de um império têxtil, que começou quando seu irmão emprestou-lhe quinze mil cruzeiros para abrir um negócio de venda de chapéus, tecidos, guarda-chuvas, entre outros produtos. Ingressou na política, quando foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria. Em 1998, foi eleito Senador com mais de três milhões de votos, mas, antes, em 1994, candidatara-se ao Governo de Minas Gerais. Laureado com vários prêmios, a partir de 01 de janeiro de 2003 e até  01 de Janeiro de 2011, foi vice presidente do governo Lula. Firme em suas opiniões, Alencar por muitas vezes discordou com veemência das posições do presidente. A medalha 25 de janeiro, concedida pela Prefeitura de São Paulo foi última e merecida homenagem prestada a José de Alencar, que a recebeu das mãos da Presidente Dilma Roussef, ainda no hospital. Desde o ano de 2000, vinha travando uma luta contra o câncer, que finalmente teve fim nesta tarde. Como legado, Alencar deixa para esposa, filhos, netos e admiradores, figura de um político que nunca foi citado em negociatas nem falcatruas. 

EMPREGO À VISTA: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL PRECISA DE REVISOR.


É duro legalizar um contrato de financiamento confeccionado pela Caixa Econômica Federal. Trabalho com legalização de imóveis e quatro clientes me procuraram para que eu procedesse aos registros de seus contratos junto aos respectivos RGI, mas, (pasmem), erros crassos nos quatro contratos, fizeram com que caíssem em exigências. Sabemos que o contrato é “pré-fabricado” e o único trabalho é preencher as lacunas, entretanto, até neste momento erros são cometidos. Troca de CPF do marido pelo da esposa, erro no endereço do imóvel, que já havia sido mencionado anteriormente, enfim, uma demonstração da necessidade urgente de um revisor para o setor de financiamento da CEF. Os erros são tão elementares, que deixa o sentimento de que existe negligência, imperícia e o pior deles, incompetência. Errar é humano, mas insistir neles é....... Quem completar a frase, ganha um doce.

PRÉDIO DO CANECÃO APRESENTA SINAIS DE ABANDONO



.
Depois do incêndio que ocorreu na tarde de ontem no prédio da Universidade do Rio de Janeiro, no Campus da Praia Vermelha, é notícia que outros edifícios administrados pela instituição, como por exemplo, o do hospital São Francisco de Assis, localizado na Avenida Presidente Vargas sofre com o abandono. Ao que parece, a má administração é uma tônica na UFRJ. Recentemente retomado depois de uma pendenga judicial que se arrastou por anos, o prédio que abrigava a casa de show Canecão, apresenta os mesmos sinais. Nem mesmo os cartazes que anunciavam show para agosto de 2010, foram retirados. Na semana passada um grupo de professores e alunos protestou contra a privatização do prédio, anunciada pela reitoria da entidade. Fica a pergunta: Se não competência para gerir, para que retomaram o espaço? Daqui a pouco, assim como os demais, o prédio estará em ruínas. 

INCÊNDIO NA UFRJ REFLETE NO TRÂNSITO DE COPACABANA.







Motoristas que se dirigiam em direção à zona norte, tiveram que ter muita paciência no dia de ontem. Na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, uma das principais vias do bairro, por volta das dezoito horas o trânsito era caótico no final da tarde de segunda-feira (28). As ruas Santa Clara, Figueiredo de Magalhães e Domingos Ferreira, também ficaram congestionadas.  Somente pelas oito horas da noite o fluxo de veículos começou a melhorar. Na manhã desta terça-feira (29), a lentidão continuava. Bombeiros continuam a operação de rescaldo na Universidade. Semana passada, alunos do mesmo estabelecimento de ensino, realizaram um protesto contra a privatização do Canecão, retomado pela UFRJ. Vale dizer, que é visível o abandono do local. Nem os cartazes que anunciavam show para agosto de 2010, foram retirados. A UFRJ retoma, mas não cuida.

segunda-feira, 28 de março de 2011

RIODE JANEIRO INAUGURA O SEGUNDO TOMÓGRAFO MÓVEL.






Na manhã desta segunda-feira (28), o Governador Sérgio Cabral e o Secretário de Saúde e Defesa Civil Sérgio Côrtes, inauguraram na Praça Floriano, na Cinelândia, região central do Rio de Janeiro, o segundo tomógrafo móvel comprado pelo Estado pelo preço de R4 3 milhões. Também foi disponibilizado à população o serviço de ressonância magnética de alto campo, inédito na América Latina, comprado no ano de 2010. Até o dia 20 de abril, quem necessitar dos serviços poderá agendar o atendimento na Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, localizado na Rua México 128, apresentando o pedido médico e documento de identidade. Quarenta oito horas, antes o paciente receberá via MNS um aviso via celular. Vale lembrar que a ressonância magnética mais simples que é a de coluna, custa em média R$ 850,00 e a do coração R$ 1.500,00








.





BURACO EM FRENTE AO FORUM DO RIO DE JANEIRO ATRAPALHA PEDESTRES




.
Quem passa em frente ao Fórum do Rio de Janeiro, se depara com um enorme buraco. Para evitar acidentes, o proprietário de uma banca de jornal que fica ao lado, isolou a área com madeira e fitas para chamar a atenção dos transeuntes, mas, mesmo assim, um pedestre distraído pode  cair na “armadilha”. Um absurdo. Vejam as fotos.

sexta-feira, 25 de março de 2011

GOVERNO DO RIO REALIZA EXAME DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DE GRAÇA.





A partir de segunda-feira (28), a partir das nove horas, a Prefeitura do Rio colocará à disposição da população gratuitamente, na Praça Floriano, na Cinelândia, o serviço de exame de ressonância magnética. Para agendar o exame, o paciente deverá apresentar documento de identificação e o pedido a um médico especialista da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SEDESC), localizada na Rua México nº 128, que se encarregará do encaminhamento ao setor responsável pelo agendamento, que fará a separação das pessoas, pelas áreas que deverão ser examinadas. Desde a manhã desta sexta-feira (25), uma equipe do Corpo de Bombeiros e funcionários da prefeitura, cuidavam da montagem dos equipamentos em dois “caminhões laboratório”. Para facilitar a comunicação, os pacientes receberão um SMS, através do celular, quarenta e oito horas antes do dia marcado para o exame. Numa rápida consulta a algumas clínicas descobri que uma Ressonância Magnética da coluna custa em média R$ 885,00 e a do coração R$ 1.542,50. Você vai perder esta oportunidade?

RESTAURANTE AMARELINHO É REABERTO.




Não duraram quarenta e oito horas a interdição do Restaurante Amarelinho, na Cinelândia, Centro do Rio. A constatação pelos fiscais da Prefeitura de que o estabelecimento estocava mercadorias com prazo de validade vencido e a cozinha apresentava péssimo estado de conservação, foi lavrado auto de infração e o dono do estabelecimento foi detido e levado à delegacia. Desde a tarde da última quinta-feira (24), as portas do restaurante foram reabertas. A tímida frequencia na hora do almoço desta sexta-feira (25),  deve ser fruto do impacto causado à freguesia, mas, coma promessa de  fim de semana ensolarado, acredita-se que aos poucos a rotina se normalize. Poderiam fazer uma promoção e a  comida  poderia ser mais barata. Digo em termos de preço....

quinta-feira, 24 de março de 2011

RIO DE JANEIRO TEM AÇÃO NO DIA MUNDIAL DE COMBATE A TUBERCULOSE.





Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), promove nesta quinta-feira (24), na Praça Floriano, na Cinelândia, ação de mobilização sobre o combate a tuberculose. Profissionais de saúde, estarão até às dezesseis horas, orientando a população, através de palestras e distribuição cartilhas e panfletos. A doença é causada por micróbio chamado bacilo de Koch e se manifesta com maior frequencia na região pulmonar e atinge a setenta e dois mil brasileiros e tem o Rio de Janeiro como recordista. Tosse a mais de três semanas, falta de apetite, suor noturno, fraqueza, perda de peso e cansaço, são sinais da doença. O paciente mesmo que melhore, não deve interromper o tratamento que dura no mínimo seis meses. Haverá ação também, na Cidade de Deus e uma tenda está montada na Praça Júlio Grooten, que fica na Avenida Edgard Werneck, onde as pessoas poderão realizar exame e se o resultado for positivo, será imediatamente encaminhado para tratamento. Portanto, se você ou alguém de sua família apresenta os sintomas citados, procure um médico ou vá a uma dessas unidades. O tratamento é de graça. Como diz um dos panfletos, “tuberculose é coisa do passado, mas, ainda mata”.

quarta-feira, 23 de março de 2011

ESTUDANTES DO RJ “LUTAM” POR MEIA PASSAGEM.




Organizada pela UNE – União Nacional dos Estudantes foi realizada um ato público por estudantes de diversas unidades, que marcharam da Candelária até a Câmara do Municipal, na Praça Floriano, Cinelândia. Dentre muitas reivindicações, a principal deles era a concessão do pagamento de pelo menos meia passagem por universitários, já que os estudantes das redes municipais e estaduais, teem o benéfico do Rio Card Estudantil. Entoaram músicas e gritaram frases de ordem, como: “ Cabral, isto é uma vergonha, a passagem está mais cara que a maconha”. Pessoas que passavam pelo local, apoiaram o movimento, mas, criticaram a frase.

BAR AMARELINHO DA CINELÂNDIA É INTERDITADO




Uma blitz realizada na manhã desta segunda-feira (23), policiais da Delegacia do Consumidor realizaram a “Operação Pratos Limpos” e constataram falta de higiene no Bar Amarelinho na Cinelândia. Produtos vencidos e sem etiquetas foram encontrados, além de baratas mortas na cozinha. Alías, o bar tem como hábito não respeitar o direito de ir e vir das pessoas, espalhando mesas e cadeiras pelas ruas das cercanias. Quando da visita do Presidente Barack Obama ao Brasil, o dono do estabelecimento declarou que amargaria prejuízo caso fosse obrigado a fechar, já que havia comprado mercadorias naquela semana, para consumo dos clientes. Até próximo às quinze horas, fiscais permaneciam no local e optaram pela interdição do estabelecimento por tempo indeterminado. O gerente foi detido e levado à delegacia para prestar depoimento. Vejam as fotos da interdição.

COVEIROS DE CEMITÉRIO DO RIO DE JANEIRO ENTRAM EM GREVE.


Parentes e amigos de pessoas que seriam sepultadas no cemitério do Caju, localizado na zona portuária, estão passando por momentos de aflição e constrangimento. Serventes e coveiros, depois de amargarem dois meses sem receber seus salários, resolveram entrar em greve e não estão realizando sepultamentos nesta quarta-feira (23). Além de doze corpos que não foram sepultados, agentes funerários aguardam o desenrolar das negociações, para liberar a chegada de outros corpos. A diretoria prometeu que ainda hoje o impasse será resolvido e os salários serão pagos. Após uma breve reunião, os coveiros voltaram ao trabalho, promessa de nova paralisação se o acordo não for cumprido.
Nota do Redator: É lícito o direito de greve, mas, em alguns serviços, como este, por exemplo, ao invés de ganharem o apoio da população, o movimento sofre repulsa e é caracterizado como uma falta de respeito.

FISCALIZAÇÃO ENCONTRA SUJEIRA NO AMARELINHO DA CINELÂNDIA.



Uma blitz realizada na manhã desta segunda-feira (23), policiais da Delegacia  de Defesa do Consumidor realizaram a “Operação Pratos Limpos” e constataram falta de higiene no Bar Amarelinho na Cinelândia. Produtos vencidos e sem etiquetas foram encontrados, além de baratas mortas na cozinha. Alías, o bar tem como hábito não respeitar o direito de ir e vir das pessoas, espalhando mesas e cadeiras pelas ruas das cercanias. Quando da visita do Presidente Barack Obama ao Brasil, o dono do estabelecimento declarou que amargaria prejuízo caso fosse obrigado a fechar, já que havia comprado mercadorias naquela semana, para consumo dos clientes. Pelo visto o fechamento deveria ser para sempre e não ocasional. 

TIM MAIA NÃO DESCANSA EM PAZ.


Exatamente no mês em que se completam treze anos da morte do controvertido cantor Tim Maia, mais ima polêmica envolve a sua vida digo morte. A Justiça do Estado do Rio de Janeiro, através de despacho proferido pelo ilustre Desembargador Guaraci Viana, negou recurso impetrado pela família de Tim e autorizou que seu corpo seja exumado para coleta de material para exame de DNA. A discussão judicial começou com a aparição de uma suposta filha do cantor, que quer ser reconhecida como tal. Ainda segundo a justiça, apesar dos filhos terem oferecido material para o exame, a exatidão do resultado poderá suscitar dúvidas. A família ainda poderá recorrer junto ao Supremo Tribunal de Justiça, em Brasília. 

ACABOU O CARNAVAL E COMEÇOU A DISPUTA PELA PRESIDÊNCIA DO SALGUEIRO.









Tão logo acabaram os festejos de momo, começa a “briga” nas agremiações para mudanças no carnaval 2012. No último domingo (20), foi lançada a chapa “Salgueirenses Unidos”, por Luiz Augusto Duran, o Fú e Mauro Torrão, para concorrer às próximas eleições no Salgueiro. A festa aconteceu no Maxwel Esporte Clube, no bairro Andaraí, onde foi servida uma lauta feijoada para os convidados. Estiveram presentes salgueirenses anônimos e conhecidos da mídia como Haroldo Costa. O pleito acontecerá em maio e o eleito comandará a agremiação no triênio 2011 a 2013. O início da festividade foi atrasado por uma falsa denúncia que no local estaria sendo realizado um bingo, mas, que depois de apurada a quadra foi liberada e a alegria tomou conta dos presentes até a noite.